Nascimento do Cantinho Imprimir
Nascimento do Cantinho
No princípio tudo era trevas. Então Deus disse: "Faça-se a Internet". E fez-se a luz no fim do túnel!

 

O Cantinho nasceu por volta do ano 2000, inicalmente com o nome de "INFOVIA", um site simples que apresentava um breve curso sobre como melhorar o desempenho na resolução de provas de vestibulares. Nessa época o site era hospedado em um servidor gratuito que, se não me engano, chama-se "Terravista".

O site INFOVIA se manteve no ar até meados de 2005, tinha raríssimas atualizações e era voltado a um público de Ensino Médio um tanto indefinido, com tendência a atender vestibulandos.

A partir de julho de 2005 um novo site, o "Site do Prof. JC", substituiu o INFOVIA e tinha como propósito dar suporte às minhas ações que se iniciaram na EE Profa. Neuza Maria Nazatto de Carvalho como professor efetivo de Física em agosto do ano anterior. O site estava hospedado nos servidores gratuitos do Yahoo e foi todo desenvolvido "no braço" usando um editor de HTML.

O Cantinho propriamente dito nasceu no início de 2006, quando registrei um domínio na Internet (http://www.profjc.net), contratei um provedor de armazenamento pago e passei a usar um CMS (Content Managerment System - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) como base para o site.

O CMS escolhido foi o Joomla, que já despontava na época como um sistema de gerenciamento de conteúdo com potencial para ser amplamente adotado no mundo todo. O CMS Joomla foi criado por uma equipe de desenvolvedores dissidentes do sistema Mambo. Por ser um sistema FLOSS

(Free/Livre Open Source Software) e ter uma gigantesca comunidade de colaboradores e desenvolvedores, o Joomla atendeu plenamente as minhas necessidades.

A partir de 2007 incorporei ao site outros sistemas opensource de apoio, como o Gallery, para manter uma galeria de imagens particular e também dos eventos da escola. Embora o próprio Joomla tenha recursos (extensões) que permitem criar galerias de imagens no próprio CMS, optei por uma ferramenta "desvinculada" por razões de segurança e praticidade.

Em 2007 também incorporei ao site uma poderosa ferramenta opensource de EAD (Ensino à Distância), o Moodle, e criei meu primeiro curso online experimental.

Em 2008 o site se manteve basicamente o mesmo de 2007 e apenas no final do ano foi que comecei a desenvolver sua nova versão para 2009, alterando profundamente sua estrutura e atualizando todas as plataformas utilizadas (Joomla, Gallery e Moodle), além de incorporar a filosofia e o layout da web 2.0 e algumas de suas ferramentas.

Neste ano, e até o momento, o site oferece:
  • notícias sobre minhas atividades em aula, sobre a escola e sobre temas de interesse para alunos e professores;
  • uma área específica para notícias da escola e para disponibilização de informações da secretaria
  • áreas de notícias separadas para alunos, professores e notícias de interesse geral
  • uma agenda escolar com as atividades programadas que o aluno ou seus responsáveis pode consultar sempre que quiser
  • um diário de classe online onde publico todas as atividades, conteúdos e demais informações relativas ao meu trabalho em sala de aula
  • uma biblioteca digital onde disponibilizo documentos oficiais (planejamentos, etc.), documentos de interesse dos alunos (notas, estatísticas, etc.), documentos de interesse para professores e para o público em geral
  • um plantão de dúvidas digital, ou sejua, uma área para o aluno enviar dúvidas e consultar dúvidas recorrentes ou interessantes enviadas por outros alunos e arquivadas
  • um link de acesso aos meus blogs e a descrição deles
  • um link de acesso à versão anterior do Cantinho (armazenada para fins de documentação)
  • uma área para uso da escola EE Profa Neuza Maria Nazatto de Carvalho destinada à publicação de documentos da escola de interesse da comunidade e de notícias sobre a escola

Em breve também estará online a galeria de imagens e os cursos em formato EAD.

Todas as ferramentas que utilizo no site são gratuitas (open source) e baseiam-se na fiolosofia de uso e prestação de serviços conhecida como "web 2.0".

Todas as seções do site tem um menu contextual de ajuda e o site está permanentemente em construção ("beta eterno").