top
logo
Hoje é quarta, 20 de setembro de 2017.

Publicidade


Home Informes Grêmio 2009: And the winner is...
Grêmio 2009: And the winner is... PDF Imprimir E-mail

Eleição do Grêmio 2009Encerradas as votações para a eleição do Grêmio 2009 da EE Neuza Nazato, a apuração foi imediata e a chapa vencedora que ganhou por uma estreitíssima margem de votos foi... Recomeço!

A vitória da chapa Recomeço sobre a chapa Estrelas do Amanhã foi por uma diferença de pouquíssimos votos. Veja no resto dessa matéria a diferença de votos, os gráficos comparativos, os totais de votos de cada chapa e os votos brancos e nulos.

Como a votação foi totalmente informatizada, instantes após o último voto já tínhamos em mãos o resultado apurado. Porém, por questões de segurança e transparência, fizemos uma auditoria no dia seguinte com a presença dos alunos, da Coordenadora (Luciana) e do Prof. JC (que desenvolveu o sistema e cedeu seu site como "urna eletrônica"). Tudo certinho!

A Recomeço venceu por uma diferença de 15 votos! Considerando apenas os votos válidos (o que não inclui os votos em branco e nem os nulos) isso significa uma diferença percentual de apenas 2%.

Votos válidos

Um fato que chamou bastante a atenção foi a ausência de votos em branco e a quantidade relativamente grande de votos nulos. Considerando, portanto, o total de votos, a diferença percentual entre as duas chapas ficou em 3%. Nota-se claramente que foi uma diferença pequena e que poderia facilmente ser revertida ou ampliada se parte dos 13% dos eleitores que votram "nulo" tivessem optado por uma das duas chapas.

Total de votos

Talvez esses resultados signifiquem que o eleitor não tenha sido devidamente convencido por nenhuma das chapas. Então fica aí uma boa lição para os candidatos do ano que vem: "Empenhem-se na caça de seus eleitores!".

 

 

bottom

Usando o CMS Joomla!Joomla! com o tema "Colorful World" adaptado por Prof. JC. XHTMLXHTML e CSSCSS válidos.