Are you ready? Imprimir

 

LargadaVai ser dada a largada para o ano letivo de 2013. Are you ready?
Nesta próxima sexta-feira, 01/02, inicia-se oficialmente o ano letivo nas escolas estaduais paulistas. Serão 200 dias letivos (em teoria) em um ano com poucos feriados, sem eleições, nem olimpíadas ou copa do mundo. Portanto, é possível que tenhamos de fato alguns dias letivos aproveitáveis.

Você está pronto?

Clique no "Leia mais..." e veja 10 dicas que poderão ajudar na sua volta às aulas.

  1. Aproveite essa última semana de férias para descansar, colocar as fofocas em dia com os amigos e relaxar. Nada é pior do que começar o ano letivo cansado ou estressado.
  2. Nada de faltar no primeiro dia de aula só porque é em uma sexta-feira. Nesse dia você vai descobrir qual é sua sala de aula, quem serão seus colegas de classe e conhecerá alguns dos seus professores desse ano. Se você faltar vai acabar ficando "feito barata tonta" na próxima semana e terá que descobrir por conta própria tudo o que já poderia ter descoberto junto com seus colegas e professores.
  3. Nesses primeiros dias você receberá um kit com material escolar fornecido pelo Governo Estadual. O kit do governo não é ruim mas, se apesar disso você quiser usar um material "mais descolado", aproveite para providênciá-lo nessa semana.
  4. Você também receberá os livros didáticos fornecidos pelo Governo Federal (MEC). Por isso, se você fez a besteira de não devolver os seus livros do ano passado, aproveite e traga-os nesses primeiros dias para que eles possam ser repassados para seus colegas.
  5. O Governo do Estado também distribuirá material de apoio (os "Cadernos do Aluno") e um kit de livros de literatura. Cuide deles com carinho, esses são seus.
  6. Se você é novo na escola, aproveite para descobrir os seus espaços. Descubra onde é a biblioteca, onde fica a sala do Acessa Escola (onde estão os computadores), onde é o refeitório, a cantina...
  7. Passeie pela escola, veja como ela está limpa e bem cuidada. Todos queremos que ela continue assim o ano todo. Então aproveite para ver onde estão as lixeiras do pátio, como é coletado o lixo reciclável, etc.
  8. Nesses primeiros dias você também conhecerá a equipe escolar: os professores, coordenadores, diretores, pessoal da limpeza, da cozinha, da secretaria... Faça novas amizades. Todas essas pessoas trabalham para que você tenha um bom ambiente de estudo e possa aprender com alegria e eficiência.
  9. Fique atento para as regras, normas e combinados que serão estabelecidos com você para garantir o bom andamento das aulas e um ótimo ambiente de convívio. Discuta essas regras e combinados com seus professores e colegas. Dê sugestões se tiver alguma, peça esclarecimentos, enfim, aja como um cidadão e conheça bem seus direitos e deveres.
  10. É muito provável que esses primeiros dias sejam "leves e divertidos" e que, depois do carnaval o ano começe "para valer", com aulas "pesadas", conteúdos, tarefas, etc. Então aproveite bem essa transição entre as férias e as aulas "normais" e prepare-se para um ano de muito trabalho, estudo e dedicação. Mas, tudo sempre com muita alegria.

Seja bem-vindo de volta à escola!