Física com desenhos animados e outros projetos "muito loucos" Imprimir

Olá pequeninos!

Assistindo desenho animado

Já que nessa semana os alunos dos terceiros A e B da manhã resolveram aparecer, comemoramos o retorno com a retomada do planejamento do terceiro bimestre iniciada no final do segundo bimestre.

Atendendo a muitos pedidos, decidimos trabalhar nessas duas classes, nesse terceiro bimestre, com um projeto de aprendizagem disciplinar sobre o consumo racional de energia elétrica.

Enquanto isso... Os pequeninos do 1D tiveram a dura tarefa de assistir desenho animado na aula. Yes! Cool

Veja o resto dessa história e mais uma porção de informações importantes para a semana de 12 a 18/08 clicando no botão "Leia mais..."

Sobre a atividade realizada pelo 1D, eu escrevi uma dica para professores (mas que os alunos também podem ler!) no blog Fìsica com Sabor. Para os pequeninos que quiserem curtir mais alguns desenhos animados do Papa-Léguas e, quem sabe, praticar mais um pouco a aplicação das leis de Newton na interpretação dos movimentos, experimente essa lista aqui de vídeos que selecionei  para vocês no YouTube.

Para os pequeninos dos terceiros A e B eu postei no Picasaweb as fotos das lousas com os grupos constituídos para as áreas de "Criação", "Pesquisa" e "Execução" do nosso projeto de aprendizagem disciplinar do terceiro bimestre (já podem incluir essas fotos no "making-off" do projeto). Clique nos links abaixo e quando as imagens abrirem você poderá clicar na lupa que aparece logo acima da imagem para ampliar e poder ler com mais facilidade.

Para não perdermos o foco das funções de cada área, vão abaixo algumas informações importantes:
  • Área de Criação: responsável por "gerar idéias", propor ações, acompanhar a implementação, criar recursos de comunicação entre os alunos e modelar os diversos produtos do projeto (manuais, making-off, blogs, grupos, etc.).
  • Área de Pesquisa: responsável pela pesquisa dos temas, apresentação das informações para os grupos, geração do conteúdo que alimentará os meios de divulgação e comporá os produtos finais;
  • Área de Execução: responsável por implementar as ferramentas de comunicação, postar, construir, formatar e gerar os produtos finais.
Todas as áreas devem manter comunicação o tempo todo e algumas tarefas podem se intercruzar em alguns momentos (na verdade todos podem ter idéias, todos podem implementar coisas, todos podem ajudar a gerenciar o projeto, etc.). A separação em "Áreas" deve servir como "instrumento de organização" e não como "restrição sobre o que pode ou não pode".
Na próxima semana faremos diversas reuniões (professor + Área e Área + Área) para avaliar a organização inicial dessa primeira semana, tirar dúvidas, dsicutir idéias, etc. Por isso, caprichem nas tarefas dessa semana!