New kids in the blocks Imprimir

GruposYes, temos novos grupos!

Desde a semana passada estamos trabalhando com grupos redesenhados em função de critérios pedagógicos baseados no perfil e no desempenho dos alunos no segundo bimestre. As atividades roteirizadas também ganharam uma inovação: a avaliação do aluno e da atividade/professor por meio de rubricas. Será que vai dar certo?

Nos terceiros anos essa metodologia de trabalho, com roteiros de aprendizagem e grupos montados a partir dos critérios descritos acima, levou a uma melhoria da qualidade da aprendizagem da ordem, em média, de 200%. Sejamos sinceros: isso não é pouca coisa para dois bimestres apenas, confere?

Já nos primeiros anos o trabalho ainda enfrenta o ranço de uma educação tradicional e baseada em aulas expositivas (com "apreendizagem" baseada em memorização, cópia e cola) herdado do ensino fundamental, e que ainda requer muita paciência, esforço e dedicação de todos para que possamos presenciar o "efeito pokémon".

(*) Efeito pokémon: evolução brusca da metodologia de aprendizagem e das perspectivas do aluno diante de suas próprias potencialidades. Ocorre quando o aluno "descobre" que é capaz de aprender "sozinho" e que aprende melhor quando também pode contar com a colaboração dos colegas.

Então, vamos que vamos! Baixe seus roteiros de aula na Biblioteca Digital, não se esqueça das tarefas e tenha uma ótima semana.