top
logo
Hoje é sexta, 22 de setembro de 2017.

Publicidade


Home Alunos Semana pós-Páscoa
Semana pós-Páscoa PDF Imprimir E-mail

coelho gordoAinda bem que chocolate não engorda (você já viu algum chocolate gordo?).

Após a semana da Páscoa, além do provável arrependimento pelos excessos, também é hora de retomar os estudos com seriedade.

O segundo bimestre, neste ano, será interrompido por causa da Copa Do Mundo, e isso vai prejudicar bastante o andamento natural das aulas, o rítimo do estudo e as próprias avaliações. Então, temos que encarar esse fato e lidar com ele, já que não podemos mudá-lo.

Podemos começar a repensar o segundo bimestre a partir dos resultados que tivemos no primeiro bimestre. E foi justamente isso que fizemos nessas duas últimas semanas, enquanto conferíamos as correções das provas e, paralelamente, fazíamos uma recuperação dos conteúdos que apresentaram maiores problemas.

As avaliações do primeiro bimestre e a análise que fizemos delas (em todas as classes) nos mostraram que algumas ideias que alguns alunos tinham sobre como conduzir seus estudos estavam erradas. Listo abaixo as principais conclusões tiradas pelos próprios alunos, e por mim mesmo, sobre as ações que não deram certo. Veja na lista quais dizem respeito a você e corrija o que puder nesse segundo bimestre:

  1. Faltar da escola sem motivo real: essa foi a causa dos problemas de muitos alunos que aprenderam pouco no primeiro bimestre e tiveram resultados ruins. Cada falta significa:
    • uma falta a mais no seu total de faltas; e isso pode reprová-lo independentemente de notas;
    • explicações perdidas e atividades de classe não feitas; e fica muito mais difícil para estudar os assuntos em casa sozinho e compensar a aula perdida;
    • tarefas que deixam de ser entregues no prazo e outras que você terá que consultar pela internet; e isso significa, além de uma menor nota na avaliação global, que você está perdendo grandes oportunidades de verificar sua compreensão dos temas estudados;
  2. Estar indisposto na aula: notamos isso com muitos alunos que chegam sonolentos, cansados da madrugada no Facebook ou que por outras razões não dormiram bem (isso vale para os alunos da manhã). Participar de uma aula indisposto significa:
    • dificuldade para manter a concentração; e sem concentração é difícil entender explicações e mesmo ouvi-las;
    • desinteresse; e quando desinteressado por um assunto o aluno não aprende e nem aproveita a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre ele;
    • distração; e quando o aluno indisposto se distrai da aula ele geralmente causa também a distração dos colegas, atrapalha o entendimento de todos e a dinâmica da aula. Esse comportamento é o que geralmente se chama de "indisciplina" e é prejudicial a si mesmo e a todos os colegas da sala;
  3. Não assumir responsabilidades: isso foi o que causou um baixo rendimento em alguns alunos que ainda não se sentem donos do seu próprio destino. O comportamento irresponsável faz com que:
    • o aluno não use seu tempo de estudo para estudar; e, obviamente, quem não estuda não aprende e nem faz ideia do que não aprendeu, muitas vezes só descobrindo isso quando ocorrem as avaliações;
    • tarefas deixem de ser feitas ou que sejam feitas de forma inapropriada; pois muitos perceberam que fazer por si mesmo a tarefa é fundamental para saber o que se aprendeu e onde estão as dúvidas e dificuldades; copiar tarefas ou não fazê-las é uma atitude irresponsável cuja consequência é perder a oportunidade de aprender;
    • o aluno não explore seu potencial e nem recorra a ajuda do professor; pois, como muitos notaram, ao agir de forma irresponsável com seu próprio estudo e suas tarefas, o aluno fica "sem o que saber sobre o que sabe ou não sabe" e, dessa forma, nem pode solicitar ajuda do professor. O aluno irresponsável "fica perdido".

Tendo em vista essas conclusões, vamos reforçar nesse segundo bimestre as orientações sobre estudo e promover atividades que propiciem um desenvolvimento maior do senso de responsabilidade.

Espero que no segundo bimestre consigamos melhorar nossos resultados de aprendizagem e redirecionar corretamente nossas ações.

Boa semana para todos!

 

Enquete dos Alunos

Você está satisfeito com o novo Cantinho?
 

bottom

Usando o CMS Joomla!Joomla! com o tema "Colorful World" adaptado por Prof. JC. XHTMLXHTML e CSSCSS válidos.