Acordo ortográfico - Como é que se escreve? Imprimir

Acordo ortográficoO ano de 2009 começa com a implantação do acordo ortográfico. Ou seria ortografico? Ou, ainda, hortográfico? Laughing

Se a ortografia sempre foi um problema, pelo menos agora temos uma desculpa nova para errar de vez em quando. Bom, na verdade não sei se temos mesmo essa desculpa pois já estão disponíveis vários manuais e ferramentas para nos ajudar a escrever corretamente conforme as novas regras. É claro que de vez em quando vamos dar uns tropeções, mas não custa nada ir aprendendo desde já as novas regras.

De minha parte vou tentar me acostumar com as novas regras e contribuir com algumas ferramentas aqui no portal. Uma delas está disponível para download na Biblioteca Digital, é um guia da reforma ortográfica elaborado por Douglas Tufano (Editora Melhoramentos) e disponibilizado para download na página especial sobre o acordo ortográfico da seção de Educação do IG.

Além disso estou sugerindo também uma visita à página do site Vivência Pedagógica com vários outros links sobre esse tema.

Por fim, para os mais "folgadinhos", como eu mesmo, estou disponibilizando aqui no site uma página do blog Ramon Page que verifica automaticamente se uma frase está de acordo ou não com as novas regras ortográficas, faz a correção automaticamente e ainda fornece as regras utilizadas. Basta digitar a frase e a ferramenta verifica e faz as correções necessárias. (Atenção: a ferramenta de verificação não verifica as demais regras ortográficas, apenas se a frase ou palavra está de acordo com o "novo acordo ortográfico", por isso não tente usar a ferramenta como um corretor ortográfico geral).

A ferramenta de verificação do acordo ortográfico tem o sugestivo nome de "Ortografa".