Mais uma semana curta para os alunos Imprimir

Olá pessoal! Mais uma semana curta para nossos aluninhos, certo?

Dia do SarespA semana começa com uma segunda-feira sem aulas, onde apenas os professores trabalharão (e alguns trabalharão de graça, para variar) convocados para o tal "Dia do Saresp".

cantinho_newsOs assinantes do boletim Cantinho News receberam nesse último domingo dicas para comprar na internet com segurança (e uma cartilha com dezenas de procedimentos) e mais uma questão do ENEM do ano passado resolvida e comentada, com links para materiais de estudo sobre os conceitos abordados nessa questão.

A primeira rodada de provas do terceiro bimestre já está marcada. Confira na Agenda Escolar.

Nossa "Oficina de blogs" da semana passada foi muito bem, obrigado. Veja as fotos e o restante da notícia sobre o "Dia do Saresp" clicando em "Leia mais...".

O objetivo do "Dia do Saresp" é analisar o Saresp do ano passado (e do anterior) em busca de compreender melhor como é a prova e como devemos interpretá-la segundo a opinião dos seus criadores.

Para os alunos o Saresp continua não significando nada, pois é uma prova não-obrigatória, que não serve como avaliação para efeito de notas (e, portanto, não lhes interessa) e que inclui sempre dezenas de questões sobre "coisas que eles nunca viram". Por essas razões muitos alunos não fazem a prova, ou seja, apenas colocam lá os seus nomes e chutam todas as questões. Afinal, fazer a prova para quê, não é?

Para o governo o Saresp é realmente uma ferramenta de "análise do desempenho da escola" e quando o resultado é ruim é comum que a interpretação seja de que "os alunos não estejam aprendendo nada". Embora isso não seja verdade, também não é mentira e, embora o Saresp "não sirva para nada" na opinião dos alunos, para os professores ele significa dinheiro no bolso, pois o tal de bônus é pago conforme o resultado que os alunos apresentam nessa prova (além do "fluxo escolar", que depende de como os alunos são empurrados, digo, passam de ano).

Nos Estados Unidos, onde essa política de "méritos indiretos" foi criada, e de onde foi copiada, os resultados na melhoria da qualidade da educação foram ruins (como estão sendo aqui) e os professores e as escolas passaram apenas a preparar alunos para fazer bem a prova. Aqui ainda vai demorar mais uns quatro ou cinco anos para que "a luz se acenda e algumas cabeças pensem".

Nossa Oficina de Blogs transcorreu bem e com uma participação acima do esperado. É provável que por esses dias inauguremos um blog institucional para a escola e lincaremos nele os blogs dos professores. Aliás, alguns mestres já tinham blogs! E, dos que não tinham, alguns construíram seu primeiro blog e agora vão dar uma incrementada neles nessa semana.

Apesar de nossa Sala de Informática ter sido fechada pelo governo há 250 dias para uma reforma de três dias, e nunca mais foi reaberta, os mestres compareceram com seus notebooks e muita boa vontade. Agora vamos continuar esperando (sabe-se lá mais quantos dias) até que terminem a reforma de três dias na Sala de Informática para que possamos começar a pensar em reprogramar as atividades que tínhamos programados desde o início do ano e que tiveram que ser canceladas. Quando a Sala de Informática voltar a existir poderemos, inclusive, propor o uso pedagógico os blogs dos professores com os alunos.

O texto básico para dar início à Oficina de Blogs pode ser encontrado nesse link: "Uso pedagógico do blog - o edublog". O restante da oficina, após a discussão desse texto, foi constituído de atividades práticas de criação de um blog.

Abaixo estão registrados alguns momentos da oficina:

Oficina de blogs 1

Oficina de blogs 2

Oficina de blogs 3

Oficina de blogs 4