Publicidade

O curso de Física avaliado pelos alunos

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Em artigo anterior, intitulado Avaliação do ensino e da aprendizagem nas turmas 1D, 3A, 3B, 3C e 3D no ano letivo de 2012, eu tracei uma panorâmica dos resultados obtidos em 2012 nas classes da EE Neuza Maria Nazatto de Carvalho, onde leciono, do ponto de vista da análise do professor sobre os resultados de avaliação e desempenho dos alunos.

Agora, no presente artigo, e com base nos mesmos preceitos de transparência e prestação de contas à comunidade, faço algo semelhante tomando como parâmetro o ponto de vista dos alunos, expresso em pesquisa elaborada no final do ano, para ter uma métrica sobre o meu desempenho como professor segundo a ótica desses alunos.

Clique no link "Leia mais..." para ver a análise da avaliação feita pelos alunos.

Os resultados apresentados a seguir baseiam-se em pesquisa feita com 94 alunos das minhas 5 classes (1D, 3A, 3B, 3C, 3D e 3E) que representam juntos 63,5% dos alunos que terminaram o ano letivo de 2012, sendo, portanto, uma amostra significativa.

A pesquisa, entitulada "Questionário final de avaliação da disciplina de Física no ano de 2012", disponível na Biblioteca Digital, abordou em diversos aspectos a atuação do professor em quesitos como: relacionamento com os alunos, atividades e avaliações propostas, metodologia de ensino, critérios de avaliação utilizados, percepção do aluno quanto à competência e profissionalismo do professor, percepção da própria aprendizagem e outros.

O questionário foi proposto sem a necessidade do aluno se identificar, porém, com a possibilidade de fazê-lo caso o aluno assim preferisse e, surpreendentemente, 100% dos alunos identificaram-se nela.

Das dez questões propostas, duas tinham como objetivo dar expressão à fala livre do aluno, duas apenas indicavam sua série e número de chamada (essa última era optativa) e as 6 restantes exigiam escolhas múltiplas ou classificações em uma escala de 1 a 5 correspondendo, resumitivamente, a:

  • 1 a 2: ruim/péssimo
  • 3: regular
  • 4 e 5: bom/ótimo

A primeira das questões classificatórias avaliou o desempenho do professor enquanto profissional do Ensino. A questão proposta no questionário foi "Como você avalia o Prof. JC, de uma maneira geral e em uma escala de 1 a 5, com relação aos itens abaixo?" e o resultado obtido (normalizado para a escla acima) foi o que é mostrado no gráfico a seguir (onde os valores indicados correspondem à porcentagem de alunos participantes da pesquisa):


Avaliação do professor

O item pior avaliado (78% de bom/ótimo) foi o que diz respeito à forma como o professor "explica a matéria" e está relacionado ao perfil do aluno comentado no artigo Avaliação do ensino e da aprendizagem nas turmas 1D, 3A, 3B, 3C e 3D no ano letivo de 2012, onde apontei a forte adesão dos alunos ao modelo de aula baseado em "aulas expositivas" (quando o professor copia conteúdo em lousa, resolve exercícios-exemplo, propõe outros parecidos e vai pouco além disso). Como as minhas aulas "expositivas" na verdade se baseiam em um modelo bem mais dialógico, creio que isso explique o resultado da avaliação desse item.

Os outros dois itens com avaliações bom/ótimo de 85% e 86% dizem respeito à variabilidade de estratégias de ensino e a contextualização e resignificação dos conteúdos e, sem nenhuma dúvida, apontam claramente para o desejo do aluno de ter aulas "o quanto mais variadas e diferentes possível". Todos os demais itens tiveração avaliação Bom/ótimo acima de 90%.

A percepção dos alunos a respeito da metodologia de avaliação que eu utilizei foi avaliada na pergunta "Com relação ao método de avaliação utilizado pelo Prof. JC, avalie em uma escala de 1 a 5 o quanto você concorda com o uso de cada item de avaliação e recomenda que ele seja usado também no ano que vem.". Os resultados abaixo mostram as respostas do alunos para cada item de avaliação utilizado:


Avaliação da avaliação

Como se pode inferir desse gráfico, os alunos parecem ter se adaptado bem ao formato da avaliação. Surpreende o fato de terem uma percepção bastante positiva (92%) das avaliações escritas do "tipo prova", visto que no início do ano os alunos apresentaram grandes dificuldades em lidar com esse tipo de avaliação (e, mais adiante, veremos que eles ainda mantém certa aversão a esse tipo de avaliação quando esta é individual e sem nenhum tipo de consulta). Talvez a diversidade de formatos de avaliação escrita e a evolução positiva dos resultados dessas avaliações ao longo do ano tenham contribuído muito para essa "avaliação generosa" dos alunos colhida no final do ano.

Ainda visando avaliar mais detalhamente a pecepção do aluno sobre as tarefas e atividades (de classe e de casa) e os diversos tipos de "provas escritas" oferecidos ao longo do ano, os alunos foram convidados a responderem a questão "Com relação as atividades, tarefas, provas e trabalhos utilizados pelo Prof. JC para compor sua avaliação bimestral, avalie em uma escala de 1 a 5 o quanto você concorda com o uso de cada um deles e recomenda que seja usado também no ano que vem.". Os resultados obtidos são mostrados abaixo:


Avaliação dos tipos de provas e atividades

Os resultados mostram a preferência dos alunos por atividades, provas e trabalhos realizados coletivamente, embora as provas escritas individuais não tenham apresentado alta rejeição. Curiosamente a maior rejeição se vericou nos trabalhos em grupo fora do horário de aula, o que talvez deva-se ao fato de que os alunos não tenham o hábito de se reunirem após os horários normais de aula para atividades escolares (embora se reúnam para atividades de lazer).

Considerando o perfil de chegada dos alunos, levantado na pesquisa "Questionário inicial de apresentação", esses dados parecem indicar que a metodologia de atividades, tarefas e provas foi adequada e, admitindo um perfil de chegada semelhante para o próximo ano, cabe rever no planejamento anual de 2013 a possibilidade de trabalhar com maior ênfase em atividades coletivas.

Para avaliar a percepção dos alunos sobre atitudes e comportamentos inadequados do professor, foi proposta a questão "Assinale todas as opções abaixo que forem verdadeiras PARA VOCÊ.", onde as opções são mostradas no gráico abaixo junto com as porcentagens de respostas afirmativas para cada uma:


Avaliação de atitudes

É interessante notar que no universo pesquisado apenas 1 aluno reportou problemas com o professor. Além disso, cabe frisar que, embora os alunos não tenham sido pesquisados sobre como avaliam a postura geral do professor, eu me enquadro no perfil "austero", ou seja, estabeleço regras em comum acordo com os alunos e garanto seu cumprimento, fazendo valer a prerrogativa que me cabe de garantir a disciplina e o bom andamento das aulas e, mesmo assim, parece que foi possível manter ótimas relações com os alunos, mesmo aqueles que receberam sanções disciplinares ao longo do ano.

Para avaliar se os alunos fazem uso do meu site (Cantinho do Prof. JC) e que uso fazem dos recursos nele disponibilizados, foi proposta a questão "Quais dos recursos do site do Prof. JC você consultou/utilizou durante o ano?". As respostas estão indicadas no gráfico abaixo:


Avaliação de uso do site Cantinho do Prof. JC

Aqui percebe-se claramente que o uso mais frequente do site destina-se a verificação de frequência, registro de atividades, avaliações e notas bimestrais. Em um segundo patamar temos as consultas às provas resolvidas e comentadas, Diário de Classe online, Agenda Escolar e notícias da página inicial. Os alunos parecem se interessar muito pouco por materiais didáticos complementares disponibilizados no site, pelo recurso de Plantão de Dúvidas online e pelo blog de Fìsica. Cabe notar também que 10% dos alunos afirmam nunca terem uitlizado nenhum recurso do site, muito embora eu dê ênfase ao uso do mesmo durante o ano todo.

O baixo interesse por ajuda online, materiais didáticos complementares e pelo blog de Física me instiga a encontrar soluções que estimulem mais os alunos dos próximos anos a buscarem conhecimento e aprendizagem por intemédio do site, visto que são esses os objetivos visados pelos recursos que eles menos utilizaram.

A percepção da própria aprendizagem por parte dos alunos (auto-avaliação da aprendizagem) foi pesquisada por meio de duas questões onde o aluno deveria fazer uma avaliação classificatória atribuindo notas de 1 a 5. Usando a mesma escala de normalização anterior (ruim/péssimo, regular, bom/ótimo) e, agrupando as respostas dessas duas questões em um mesmo gráfico, temos:


Percepção da própria aprendizagem

Aqui notamos que os alunos apresentaram no final do ano uma visão crítica sobre sua própria aprendizagem que aponta para um nível de auto-cobrança grande, pois eles afirmam que gostariam de ter aprendido mais do que aprenderam e isso, por sua vez, é um indicador de que a auto-estima desses alunos está sendo reforçada.

Além disso, em sua grande maioria, os alunos parecem ter a percepção de que "aprenderam", o que, por si só, já é um bom indicativo de que reavaliaram seus papéis como alunos e passaram a encarar a escola como um ambiente onde se ensina e onde se aprende (o que não era a percepção resultante da diagnose inicial comentada no artigo "Avaliação do ensino e da aprendizagem nas turmas 1D, 3A, 3B, 3C e 3D no ano letivo de 2012").

A percepção do aluno, no que diz respeito a sua própria frequência às aulas de Física, aparece no gráfico abaixo:


Avaliação da frequência às aulas

Considerando que 49% dos alunos pesquisados são trabalhadores e tiveram aulas às sextas-feira à noite e, que em um grande número de escolas a frequência nas sextas-feiras à noite é quase nula, considero uma enorme conquista ter classes cheias durane o ano todo e apenas 10% dos alunos tendo assumido terem faltado demais.

Ainda cabe ressaltar que essa percepção de que "faltaram muito" é maior do que a realidade sobre a porcentagem de frequência desses alunos, consideradas as bases legais. Ou seja, embora 10% tenham concluído que faltaram demais, boa parte desses alunos não ultrapassaram o limite legal de faltas (25% de faltas no ano).

A quantidade de "tarefas para casa" também foi avaliada a fim de fornecer subsídios para o planejamento do ano que vem. Os resultados estão apresentados abaixo:

 

Avaliação da quantidade de tarefas de casa

 

Me surpreendi positivamente com o fato de 77% dos alunos estarem satisfeitos com a quantidade de tarefas de casa e atribuo os 22% de insatisfeitos ao fato de que a maioria desses alunos não tinham tarefas de casa regularmente. Pelo menos no período da manhã as tarefas de casa foram cobradas praticamente todas as semanas e é natural que isso pareça "muito" para grande parte dos alunos que não estavam acostumados a fazerem tarefas de casa.

Também foi um tanto surpreendente a percepção dos alunos quanto a quantiade de aulas de Física semanais (que são apenas duas), conforme mostra o próximo gráfico:


Avaliação da quantidade de aulas semanais

Para 35% dos alunos a quantidade de aulas de Física semanais é insuficiente. No meu entendimento esses alunos gostariam de ter mais aulas de Física e isso denota que desenvolveram algum gosto pela disciplina e um desejo de poder aprender mais. Apenas 3% consideraram o número de aulas excessivo, denotando não apreciarem muito a disciplina de Fìsica.

Por fim, uma pergunta aberta foi proposta para que os alunos pudessem expressar livremente suas opiniões sobre o que consideram importante como atitudes para eles mesmos e seus colegas que terão aulas de Física comigo no ano que vem: "Se você pudesse dar alguma dica, recomendação ou aviso a um aluno do ano que vem, que nunca teve aulas de Física com o Prof. JC, o que diria para ele?". As respostas seguem abaixo, devidamente editadas com a correção de erros de linguagem mais graves:

  • Física é uma matéria difícil, que requer muita atenção e vontade de aprender, porém é muito interessante e além de tudo muito importante!
  • Leia e estude muito na sua casa, sempre que tiver dúvidas pergunte ao professor ou alguém que possa te ajudar.
  • Prestar atenção nas aulas e não brincar na hora da explicação.
  • Que ele ira aprender coisas muito úteis, pois tudo o que eu aprendi com o professor caiu em provas de vestibulares.... E tambem para o aluno prestar muita atenção nas aulas e não faltar.
  • Faz todas as atividade que é 5, e boa sorte.
  • Pergunte muito.
  • Que seria muito legal, aprenderia algo interessante.
  • Se dedique bastante às aulas e abuse do plantão de dúvidas do prof jc
  • Estude muito.
  • Se dedicar !!!
  • Preste atenção e pergunte bastante, não faltar e estudar bastante para se dar bem no ano inteiro.
  • Nunca falta nas aulas de fisica, porque  irá ganha nota de frequência.
  • Que o prof JC é um excelente professor muito legal e muito bem capacitado, entao se você realmente gosta de física ele é a pessoa certa para sua capacitação.
  • Física não é tão dificíl quanto pareçe, basta  ter vontade.
  • Falarei que as suas aulas são bastante aproveitadas e bem explicadas por você e passarei isso a pessoa que for estudar com você ano que vem.
  • Prestar muita atenção, pois a explicação do prof. JC não é clara, mas se prestar atenção consegue entender.
  • Não é difícil tirar nota de física, é só estar presente e entregar tudo em dia, e pronto.
  • Ser responsável e ter comprometimento com as aulas.
  • Eu diria para esses alunos se esforçarem ao máximo nessa materia que é tão essencial para vida, inclusive para quem esta no 3º ano do ensino médio e pretende prestar os vestibulares da vida. Outra dica é em relação às atividades e a frequência, que ajuda bastante na sua nota final, ou seja, quanto mais o aluno vier na aula e fizer todas as atividades propostas, maior é a sua nota!
  • Aproveite o máximo de suas aulas de Física, faça os trabalhos, leia o livro didático que facilita a compreensão da matéria e se esforça, pois a matéria não é fácil.
  • Prestem bastante atenção na aula do professor JC, é muito interessante.
  • Que preste atenção na aula, não faltar muito e fazer as tarefas.
  • Preste atenção em tudo que o J C fala... Uma explicação vale muito mais do que um momento conversando com um amigo na aula.
  • Anota tudo, faz todas as lição e tenha credito no celular para consultar a internete se possível.
  • Fazer todas as tarefas, sempre procurar tirar suas dúvidas e prestar atenção na explicação, pois a materia em si as vezes é difícil de entender.
  • Não falte às aulas
  • "Respeite-o pois ele é um grande Físico.
  • Dá muito valor para ele, porque ele demonstra a Física de outra maneira, uma meneira bem legal que nem um outro prof já mostrou para nós alunos.
  • Presta bem atenção na aula porque a matéria é um pouco dificil.
  • Para que ele se esforce bem, se não pode ficar "perdido" na matéria.
  • Aproveite o Professor que tem.
  • Para ele acordar e pensar no que vem pela frente.
  • Estude muito.
  • Não falte nas aulas, pois sua presença vale nota.
  • Respeite o Professor ;D

No meu entendimento os alunos demonstram em suas respostas um bom grau de maturidade e um reconhecimento patente de seus papéis como aluno, destacando a importancia da frequência, da dedicação ao estudo e da importância de explorar o professor conforme se esperaria que os bons alunos o fizessem.

A última questão proposta aos alunos foi, na verdade, um espaço aberto a manifestações e como complemento livre às questões propostas anteriormente. Algumas manifestações nesse sentido foram dadas como resposta na questão anterior e eu as movi pára cá, nessa lista das observações finais dos alunos:

  • Para os alunos que estudam no periodo noturno, eu recomendo que o Prof. JC não passe muitas atividades ou trabalhos para eles fazerem em casa, porque quem estuda a noite com certeza trabalha de manhã e nem todos tem tempo para fazer as atividades escolares. Tudo bem que tem o final de semana para fazer, mas eles querem aproveitar para divertir e curtir a vida, e não para ficar estudando. :)
  • No começo estranharam o jeito como ele trabalha, mas depois acostumaram, é um professor inteligentíssimo, as vezes não consigo nem acompanhar a linha de raciocínio dele mas é professor exelente !!! :]
  • Professor jc eu diria para você que passasse mais trabalho em grupo e também mais exemplos de questões para o enem, como são as coisas, mais a faculdade passa para um vestibular da a vida. (Nota do professor: não consegui reescrever essa frase para que fizesse sentido para mim).
  • Explicar mais as atividades, e não fazer o aluno aprender sozinho, ele está aqui para você ensinar e não para se matar para aprender sozinho.
  • Parabéns, continue assim, voce é um dos melhores professores de fisica que ja tive.
  • Gostei muito de ter aulas com o professor jc.
  • Eu não fiz muitas coisas esse ano, entretanto, eu tive muitas oportunidades mas, nao sei, não me dava coragem, eu não prestava muita atenção nas matérias. Mas eu agradeço por estar conosco esse ano, você foi um bom professor. Obrigado por nos ensinar várias coisas.
  • Queria expor minha opnião sobre as provas aplicadas durante o ano... Infelizmente alguns alunos não têm a mesma capacidade de compreenção que outros, tornando as provas um verdadeiro pesadelo.
    Os Cálculos, enunciados, enfim o pacote completo.
    Seria interessante optar mais por trabalhos, exercícios em sala explicados sempre com a maneira mais clara possivel e especialmente com videos iguais aquele o senhor passou para nós, foi mais facil prender a atenção e entender o que foi transmitido.
    Com isso tudo poderia ser diminuido o peso da prova no fim de cada bimestre, saimos muito prejudicados em relação a isso.
    Fica a dica !
    Abraço professor, espero ter ajudado a fazer o planejamento do ano seguinte.
  • Obrigado por tudo que ocorreu este ano professor.
  • Apesar dos pesares, o Professor JC é um ótimo professor, isso é preciso admitir, pois ele tem muita capacidade para ensinar, e ele realmente vai dar aula, não é daqueles que fica enrolando.
    Minha mensagem é um agradecimento, pelo ensino e aprendizado, paciência e determinção.
    Acredito que os alunos do Professor JC no ano de 2013 têm muita sorte por tê-lo como professor e por isso devem aproveitar cada minuto das aulas de Física!
  • Obrigado pela oportunidade de aprender física contigo, professor jc, e que ano que vem você de aula para alunos melhores do que este ano.
  • Aprendi bastante, mais tive muita dificuldade em certos conteudos.
  • Se eu passar no Polivalente com certeza vai ser dificil achar prof que faça com que eu aprenda fisica tão facilmente e que seja tao inovador e divertido. (Nota do professor: "Polivalente" é o nome pelo qual é comumente conhecido o colégio técnico da Fundação Paula Souza - autarquia da Unesp - e bastante concorrido na região).
  • Ah foi bem interessante o que foi apresentado por vc, as atividades, contas e filmes. Deu para ter uma noção da sua materia.
  • Aproveitei cada segundo, pois passou muito rápido, e coisas especiais e importantes em nossas vidas devemos curtir cada momento. Foi muito bom passar esse ano com a turma e com você, Jc.
  • Professor, você é um ótimo profissional, suas aulas são divertidas e sérias ao mesmo tempo, não estou puxando o saco não heim, parabéns.
  • O Prof. JC durante, suas aulas, poderia passar exercícios para ajudar a compreender suas explicações. Pois muitas explicações deixa a aula um pouco cansativa.
  • Eu diria que esse questionário foi justo, e não tenho nada mais a declarar, porém, em relação as atividades que a minha sala realizou esse ano, no caso da cartilha, foi muito desgastante, pois os grupos não tinham quase nenhuma comunicação e sobrecarregou apenas é claro para apenas um grupo, e no final, infelizmente, a sala inteira ficou sem nota nessa atividade por decisão da maioria, na minha opinião achei essa atitude injusta, pois me dediquei ao máximo para fazer essa atividade proposta pelo professor, mais é isso, é vivendo e aprendendo como diz o próprio professor J.C . . . um grande abraço!
  • Somente explica mais as matérias.
  • Nao tenho o que Reclamar
  • Deveria ser mais rigido com os alunos que nao demostram voltade de ficar na sua aula, manda eles ficarem com o Zé, la embaixo.
  • Obrigada pelo seu ensinamento, Prof. JC
  • Obrigado Professor.
  • Não tenho nada a dizer, o trabalho do Prof JC foi excelente.
  • Nada a declarar
  • Boa tarde! Tenho orgulho em dizer que tive aula com o Professor José Carlos (JC), muitos conteudos e assuntos diversos foram abordados no decorrer do ano, não tenho o que reclamar do ensino. A proposta da coordenadoria da escola em transferir as aulas de física para a sexta-feira, com o intuito dos alunos não faltarem é vantajosa, porém, como penultimo dia da semana estamos exaustos, tiro isso por mim mesma. Algumas vezes me distraio e não recordo de caracteristicas do assunto abordado, isso tem peso nas provas. Continue incentivando seus alunos visitarem o site, pois é educativo e atualizado, além de conseguirmos acessar nossas atividades, frequências, etc. Até breve.

E, então, é isso!

Os resultados detalhados do "Questionário final de avaliação da disciplina de Física no ano de 2012" estão disponíveis para consulta na Bilbioteca Digital sem, obviamente, a identificação dos alunos.

Deixo aqui o meu agradecimento aos 94 alunos que participaram dessa pesquisa por terem contribuído profundamente para a análise do meu trabalho, permitindo assim que eu possa planejar minhas ações para 2013 a partir de parâmetros realistas.