O que vai "cair" no novo ENEM Imprimir

ENEMSe você está preocupado com o novo ENEM, relaxe, ele não será tão novo assim. Smile

Eu trabalho com a preparação de alunos para exames vestibulares, inclusive o ENEM, desde 1985 (quando não existia ENEM, mas já existia Fuvest, Vunesp, etc.), presto assessoria à uma rede de cursinhos, já lecionei em cursinhos de todas as grandes "marcas" do Estado de São Paulo, sou autor de material didático usado em cursinhos e passei grande parte da minha vida analisando e mesmo produzindo exames vestibulares. E eu lhes digo: relaxem!

Na minha opinião ninguém precisa ficar "com medo do bicho papão" porque o novo ENEM provavelmente será apenas mais uma prova de vestibular com direito a todos os méritos e deméritos das provas de vestibular que já circulam por aí.

Os vestibulares sempre se pautaram por uma premissa bastante básica: avaliar se o aluno tem ou não informações e capacidade de utilizá-las de forma que possa ingressar na universidade e acompanhar de forma produtiva o curso que deseja fazer. Essa regra vale para as universidades públicas e particulares que têm bons cursos e uma grande concorrência por eles, mas não se aplica às faculdades que "catam qualquer um que passe na porta e possa pagar a mensalidade".

Em algumas carreiras mais concorridas, como em medicina, por exemplo, ser um aluno preparado para passar no vestibular significa deter um conhecimento muito extenso sobre muitos assuntos. Não porque nesse caso o médico precise ser um "sábio", mas porque há muito menos vagas do que concorrentes para elas e, além disso, os concorrentes são alunos dedicados que estudam e aprendem muito. Num caso como esse, qualquer que seja a prova, os alunos apresentam excelentes resultados e a diferença de nota entre o último aprovado e o último da lista de espera é mínima.

Já em outras carreiras, bem menos concorridas, como magistério, por exemplo, não é raro que "sobrem vagas" e, nesse caso, quando não há uma nota mínima de corte, qualquer um acaba ingressando na universidade, esteja ou não preparado, seja ou não alfabetizado (desde que tenha o certificado de conclusão do Ensino Médio, é claro). É essa regra que se aplica à uma grande maioria de faculdades particulares onde basta ser capaz de pagar as mensalidades para conseguir ingressar nelas.

Para quem imagina que o formato da prova do novo ENEM, cuja "propaganda" garante ser uma prova moderna que foca nas habilidades e competências da matriz dos PCNs, tornará esse exame "mais fácil", esqueça! O que define o ingresso dos vestibulandos na universidade não é o grau de dificuldade ou facilidade das provas e sim a competências dos candidatos. Candidatos bem preparados vão bem em qualquer tipo de prova e são aprovados. Candidatos mal preparados continuarão na lista dos reprovados ou aguardando algum "favorzinho extra" do governo que lhes financie uma faculdade paga ou que lhes inclua em algum tipo de "cota".

O novo ENEM, para dar conta de "substituir" o vestibular tradicional das boas universidades, terá necessariamente que ser uma prova que avalie não apenas se o aluno é alfabetizado e sabe regra de três, mas também se ele leu seus livros na escola e sabe expressar suas idéias, aprendeu os conceitos fundamentais das ciências, é capaz de articular idéias e resolver problemas matemáticos não triviais. Enfim, o novo ENEM, para ser um vestibular de verdade, tem que se despir da roupagem de "prova para concluintes da escola pública" e vestir a roupa de "vestibular para a universidade".

O que "cairá" na prova desse novo ENEM é o mesmo que caia e continuará caindo nos vestibulares das boas universidades: o currículo completo do Ensino Médio. Sim, isso mesmo! O currículo COMPLETO. Não estamos mais falando de uma provinha para ver se o aluno sabe ler o enunciado e encontrar a resposta lá mesmo, mas sim de uma prova onde o aluno demonstre ter estudado e aprendido sobre muitos e variados assuntos de todas as disciplinas do currículo. Por isso esqueça as provas "antigas" do ENEM, agora a conversa será outra.

Eu disponibilizei na Biblioteca Digital a matriz de competências, habilidades e conteúdos do novo ENEM. Você também pode baixar essa matriz diretamente do site do Inep (é só clicar no logo do ENEM no início desse texto). Ler e compreender essa matriz é um bom começo para professores e alunos interessados em entender como será o novo ENEM. Mas para ter um bom resultado nesse novo ENEM a fórmula continua sendo a mesma e velha fórmula de sempre: estude muito, faça muitos exercícios, leia muitos livros e invista em si mesmo, dedicando horas e horas ao seu próprio aprendizado. Aliás, essa será sempre a única fórmula que dá certo.