Planejamentos de 2011 Imprimir

bussola1Planejar é preciso! Ensinar não é preciso. (Será???)

Os planejamentos anuais da disciplina de Física, para as minhas turmas dos primeiros e do segundo ano, já estão disponíveis na pasta "Documentos do Prof. JC", na Biblioteca Digital do site, bem como os documentos que descrevem os itens de avaliação e os critérios de formação das notas bimestrais.

O planejamento deste ano é "mais pobre" do que o de anos anteriores devido ao "sequestro" da nossa Sala de Informática, que agora virou "Lan House" do Programa Acessa Escola e, assim, retirando a autonomia da escola e do professor no seu uso, tornou impossível a realização de atividades pedagógicas produtivas nesse ambiente. Além disso, 98% dos meus alunos, segundo pesquisa ainda em andamento (portanto, esses resultados são parciais) têm computador em casa e 89% têm acesso à internet, dispensando o uso da "Lan House" escolar.

Por fim, devido às novas orientações da SEE, transmitidas por meio da DE de Americana, por intermédio na nossa Supervisora de Ensino, não será possível a realização de nenhum evento "fora da escola". Somando-se a isso tudo a necessidade de "tentar cumprir um currículo absurdo", como o proposto pela SEE, temos então a inviabilização de projetos inter e transdicisplinares de qualquer natureza.

Ao que tudo indica esse será um ano "miserável" mas, como sempre, tentaremos "subverter o sistema" e oferecer um ensino de boa qualidade. Smile