top
logo
Hoje é sábado, 23 de setembro de 2017.

Publicidade


Home Outros assuntos Será que a Física é mesmo "chata, boba e feia"? #Educação #Física
Será que a Física é mesmo "chata, boba e feia"? #Educação #Física PDF Imprimir E-mail

queixo_cado

Meus baixinhos vivem me surpreendendo, mas dessa vez eles passaram dos limites!

Na penúltima prova do ano eu propus para os terceiros anos do Ensino Médio, dentre as demais questões, uma em que os alunos deveriam me dizer em que medida o curso de Física mudou suas vidas, suas ideias e sua maneira de ver o mundo durante os três anos do Ensino Médio.

Na verdade era uma questão "livre e aberta" e o aluno poderia responder como lhe conviesse, não havendo nenhum "gabarito" para conferir as respostas.

Porém, ao ler o que os pequeninos escreveram, confesso que fiquei de "queixo caído". Eu realmente não contava com uma enxurrada de respostas como essa que copio abaixo.

"Minhas ideias mudaram com a Física. A gente aprende a ver o mundo de uma outra forma, sabendo que em tudo que existe, há Física. Que na nossa casa, nossos aparelhos envolvem Física, e nem sabíamos disso. A gente começa a ver uma tomada, por exemplo, de uma maneira diferente, como se ela não fosse apenas uma tomada, como se fosse um livro que pode ser estudado. A Física nos possibilita fazer descobertas".

Assim como essa, tenho mais de 100 outras respostas incríveis e deliciosamente motivadoras que continuarão alimentando minha crença na Educação e minha esperança no ser humano. Quando tiver tempo farei um "mural" com essas "mais de uma centena de estrelas" que me ajudam a iluminar a longa jornada de lutas por uma escola decente para meus alunos.

E é nessa hora que me convenço, cada vez mais e mais, que nenhum des-governo, nenhum político corrupto, nenhum ministro ou secretário inépto, nenhuma burocracia burra ou sistema falido de gestão do ensino público poderá deter a mim e a meus alunos. Sim, nós sempre venceremos no final!
 

bottom

Usando o CMS Joomla!Joomla! com o tema "Colorful World" adaptado por Prof. JC. XHTMLXHTML e CSSCSS válidos.