Novo ENEM Imprimir

enem2009_menorA partir deste ano o governo federal pretende reformular o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e transformá-lo em uma espécie de "vestibular unificado". A matriz de habilidades já está disponível no site do INEP e aqui na Biblioteca Digital do Cantinho.

Depois de dez anos o governo espera que o ENEM se transforme em uma avaliação que, além de medir a qualidade do Ensino Médio, também se preste a selecionar candidatos para as universidades.

Na verdade o ENEM já vem sendo utilizado por um grande número de universidades. Algumas o utilizam como parte do processo seletivo (as públicas, por exemplo) enquanto outras o aceitam como se fosse um vestibular delas mesmas (gealmente as particulares). O que o governo quer agora é que todas as univesidades usem o ENEM ao invés dos vestibulares tradicionais.

Isso é bom ou ruim? Na minha opinião vestibular é ruim de qualquer jeito e só existe porque o governo nunca investiu como devia no ensino público e, por causa disso, não há oferta de vagas suficiente. O vestibular é na verdade a constatação de que "faltam universidades" no país.

Passei vinte anos da minha vida dando aulas em cursinhos e preparando jovens para os vestibulares, sou autor de material didático para cursinhos e dei palestras durante anos sobre como melhorar o desempenho nas provas dos exames vestibulares. Resumindo, eu que vivi disso por muito tempo e conheço bem o significado do termo "vestibular" penso que apenas "mudaremos as moscas". Mas enfim, o que você acha?