Robozinho News

Publicidade

Ache no Google!

Não encontrou o que queria no site? Procure no Google!

Trabalho e diversão: hora do pique final!

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

panda-vermelho

Olá pequeninos!

 

Fim de ano chegando e essa é a hora do pique total para concluirmos o ano letivo.

Clique no "Leia mais" e veja as instruções para a realização dos trabalhos e outras notícias fresquinhas.

Leia mais: Trabalho e diversão: hora do pique final!

 

3° bimestre finalizado - Que venha o Natal :)

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

cade-o-natalOlá baixinhos!

 

Encerramos nessa semana o 3° e muuuuuito longo bimestre. Daqui para frente é só alegria e contar os dias para o Natal.

As notas finais de todos, as anotações de atividades, avaliações, etc., estão disponíveis no lugar de sempre (Alunos -> Notas e controles -> 3° bimestre -> "sua classe"). Divirtam-se!

Este ano está muito "osso". Já começou com uma greve de 92 dias cujo resultado efetivo foi apenas o de piorar a situação dos professores e alunos. Agora o governo estadual anunciou uma "bagunça geral" na educação com a tal "reoganização" que ele pretende fazer extinguindo escolas, classes e períodos. O clima não está nada animador. Ainda assim, vamos que vamos! Porque os governos passam, mas a escola e a sociedade sobrevivem a eles.

Quando retomarmos as atividades do 4° bimestre, lá pela semana do dia 19, vamos tentar juntar forças para a arrancada final rumo ao Natal. Vai ser moleza. Nós vamos conseguir!

Enquanto isso aproveitem essa semana de reuniões, conselhos e feriados para recuperarem a energia necessária para os dias que virão a seguir.

À todos uma ótima semana!

 

Simuladores divertidos e outras novidades

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

simuladores_de_fsicaOlá pequeninos!

Já estamos na reta final do terceiro bimestre. Hora de verificar como anda seu desempenho. As planilhas de acompanhamento online estão sempre disponíveis na área dos alunos (em "Notas e controles"). Dê uma olhadinha lá!

Para os pequeninos do terceiro ano coloquei aqui um simulador da primeira lei de Ohm. Clique no "Leia mais" e divirta-se.

Para os pequeninos do primeiro colegial coloquei um simulador de órbitas super-hiper-master-tetra-plus-legal. Cique no "Leia mais" e confira.

Leia mais: Simuladores divertidos e outras novidades

   

Todos com roteiros novos!

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Olá pequeninos!

Semana passada todos receberam roteiros de aula novos. Nessa semana o primeiro aninho continua com seu roteiro e os terceiros receberão um roteiro novo. Está divertido, não?

Para ajudar os pequeninos do primeiro ano achei um vídeo legal sobre a classificação dos movimentos (que também serve como revisão para os pequenos dos terceiros anos, ok?).

Para seguir vendo o vídeo basta clicar no "Leia mais" aí abaixo.

Leia mais: Todos com roteiros novos!

 

Terceiros anos com roteiro novo

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Olá pequeninos!

Enquanto os primeiros anos lutam desesperadamente para dar conta do roteiro 1 (é, eu sei, o primeiro é sempre o mais difícil), os pequenos dos terceiros anos já estão trabalhando a todo vapor no roteiro 2.

Como vocês viram, o roteiro 2 dos terceiros anos trata do consumo de energia elétrica e é parte de um bloco de conteúdo que terminará com propostas de intervenção para evitar o desperdício de energia elétrica em suas próprias casas, ou seja, vamos economizar dinheiro! Êba!

O pessoal do terceiro ano pode baixar nesse link o Roteiro de classe 2.

O material de apoio para esse roteiro pode ser baixado aqui: Como calcular o consumo de energia elétrica.

Boa semana para todos!

 

   

Trabalhando com roteiros

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Olá pequeninos!

Estão gostando de trabalhar em grupos com roteiros de atividades?

Nessa semana vamos avaliar os roteiros que finalizamos e iniciar um novo. Vocês podem manter os mesmos grupos ou formar novos, desde que mantida a "regra dos quatro". Aproveitem esse momento de avaliação para esclarecer as últimas dúvidas e expandir a aprendizagem.

Aliás, vocês experimentarão um método de correção diferente: a correção cruzada! Ahá, conto como é isso na hora da aula, combinado?

Boa semana para todos!

 

Devagar e sempre

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Segunda semana pós-recesso e estamos conseguindo recuperar lentamente o ritmo, não? Bom, mais lento do que recuperado. ;)

Veja no "Leia mais" as novidades e alguns "presentinhos" para vocês.

Leia mais: Devagar e sempre

   

Heloou! As aulas já recomeçaram!

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

garfield_dormindoO mais legal da volta às aulas é que os alunos voltam aos poucos: primeiro trazem os corpos, só depois de um tempo começam a trazer a mente e os materiais escolares. :)

Bom, pessoas, o fato é que as aulas realmente já recomeçaram e não dá mais para continuar em férias, principalmente na sala de aula. Então coragem!

A partir dessa segunda semana, já sabem: livro didático, cadernos, canetas e smartphone, ok? Ah sim, não esqueça de vir acordado e traga também a cabeça.

Começaremos a trabalhar com o modelo de sala de aula invertida (ligeiramente adaptado), em grupos e assistidos por roteiros.

Como prometido na semana passada, as notas referentes ao primeiro bimestre, que foram efetivamente fechadas no final do segundo bimestre devido à greve, já estão disponíveis aqui no site e podem ser acessadas na seção alunos ou diretamente nesse link. Acompanhe também seu desempenho ao longo desse bimestre visitando regularmente a planilha de notas e controles do 3° bimestre.

No Diário de Classe Online você encontra agora, além dos conteúdos, atividades, competencias e habilidades trabalhadas, também os registros fotográficos da aula (em caráter experimental).

Os materiais didáticos de apoio e os roteiros de aula serão sempre disponibilizados na Biblioteca Digital. Não deixe de baixá-los de lá e nem se esqueça de fotografar seu roteiro depois de completá-lo em aula, combinado?

 

Segundo semestre iniciando

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

desesperoÊba, as férias acabaram e finalmente o tão desejado 2° semestre está começando. SQN kkkk

Espero que todos tenham descansado e aproveitado bastante as férias.

Fatos sobre a reposição das aulas não dadas no período de greve (março a junho):

  1. nosso plano de reposição das aulas do período de greve por meio de ensino híbrido, sala de aula invertida e, fazendo uso de uma plataforma de EAD (Moodle), foi recusado pela supervisão escolar da Diretoria de Ensino por não atender a uma orientação da Secretaria de Eeucação de que todas as aulas devam ser 100% presenciais.
  2. dada a não dipsonibiidade de agenda de minha parte, a escola contratará um professor temporário para dar essas aulas. Os dias e horários serão combinados com vocês pela coordenação.
  3. não me perguntem mais nada sobre esse assunto. Dúvidas devem ser esclarecidas com a coordenação da escola que, se não souber responder, os encaminhará para a Diretoria de Ensino ou para a Secretaria de Educação.

As notas referentes ao primeiro bimestre estarão publicadas no site ainda nesta semana. As notas referentes ao segundo bimestre ficarão a cargo do professor substituto que será contratado para ministrar as aulas de reposição da greve.

Para esse terceiro bimestre, salvo mudanças que decidirmos conjuntamente, fica valendo o que foi acertado na nossa revisão do contrato pedagógico feita no final do segundo bimestre com relação as metodologias e avaliações.

Não desanimem, no final tudo termina bem. E se não está bem agora é porque não chegamos ao final ainda. ;)

Boa semana para todos!

 

   

Como avaliar na era das TIDC?

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Avaliação e smartphoneAvaliar sempre foi uma tarefa complexa. Com a chegada massiva das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) essa tarefa ganhou ainda complexidade, pois o próprio ensino se vê diante da mudança de paradigmas e da necessidade de metodologias inovadoras.

Pensando nisso começo a publicar a partir de hoje uma série de artigos baseados nos resultados da aplicação de novas metodologias de ensino e de avaliação com o uso de TDIC.

Nesse primeiro artigo apresento os resultados gerais da aplicação de uma nova metodologia de avaliações escritas fazendo uso intensivo dos mobiles e da internet com acesso livre.

O primeiro artigo dessa série, intitulado "Avaliação da era das TDIC", já se encontra publicado em meu blog Professor Digital.

Dê um pulinho lá e deixe seu comentário. Ele será muito bem vindo!

 

A batalha acabou, mas a guerra é eterna

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

300-fallen_01Encerrou hoje, 12/06, a mais longa e tenebrosa greve dos professores do Estado de São Paulo. Após 92 dias de paralisação os professores que ainda conseguiam se manter sem salários decidiram pela suspensação da greve.

"Os 300, enfim, caíram".

Não vou fazer aqui uma análise de culpas e inocências. Teremos muito tempo para isso daqui por diante.

O governo paulista não atendeu nenhuma reivindicação da pauta dos professores, sequer reconheceu a existência da greve e continua reafirmando que está tudo bem, tudo normal. A mídia também não se preocupou em divulgar corretamente o movimento nem em apurar a validade da pauta de reivindicações. Com isso a sociedade toda está crente de que realmente foi tudo apenas uma ilusão. Então tá.

Segunda-feira voltamos para as salas de aula, de onde nunca saímos e nem fizemos falta, para continuar oferecendo aos nossos alunos o melhor ensino do Brasil, ainda que sem papel higiênico nos banheiros, com lousas esburacadas e tocos de giz de quinta categoria. Mas isso tudo parece perfeito. Principalmente para quem tem os filhos matriculados na rede particular.

Aos colegas professores que participaram desse movimento registro meu orgulho e satisfação por ver que ainda restam educadores com visão e ímpeto de batalha pela melhoria do ensino público. Os demais já foram suficientemente elogiados e agraciados pelo governador.

Vale lembrar apenas, talvez como consolo para uns e alerta para outros, que todos os dias o sol continuará nascendo, as crianças continuarão brincando e o velhos continuarão morrendo. Aproveite o sol, seja criança, ou morra.

   

Página 2 de 18