top
logo
Hoje é sexta, 21 de julho de 2017.

Robozinho News

Publicidade

Ache no Google!

Não encontrou o que queria no site? Procure no Google!


feed-image Feed Entries
Home
Será que a Física é mesmo "chata, boba e feia"? #Educação #Física PDF Imprimir E-mail

queixo_cado

Meus baixinhos vivem me surpreendendo, mas dessa vez eles passaram dos limites!

Na penúltima prova do ano eu propus para os terceiros anos do Ensino Médio, dentre as demais questões, uma em que os alunos deveriam me dizer em que medida o curso de Física mudou suas vidas, suas ideias e sua maneira de ver o mundo durante os três anos do Ensino Médio.

Na verdade era uma questão "livre e aberta" e o aluno poderia responder como lhe conviesse, não havendo nenhum "gabarito" para conferir as respostas.

Porém, ao ler o que os pequeninos escreveram, confesso que fiquei de "queixo caído". Eu realmente não contava com uma enxurrada de respostas como essa que copio abaixo.

"Minhas ideias mudaram com a Física. A gente aprende a ver o mundo de uma outra forma, sabendo que em tudo que existe, há Física. Que na nossa casa, nossos aparelhos envolvem Física, e nem sabíamos disso. A gente começa a ver uma tomada, por exemplo, de uma maneira diferente, como se ela não fosse apenas uma tomada, como se fosse um livro que pode ser estudado. A Física nos possibilita fazer descobertas".

Assim como essa, tenho mais de 100 outras respostas incríveis e deliciosamente motivadoras que continuarão alimentando minha crença na Educação e minha esperança no ser humano. Quando tiver tempo farei um "mural" com essas "mais de uma centena de estrelas" que me ajudam a iluminar a longa jornada de lutas por uma escola decente para meus alunos.

E é nessa hora que me convenço, cada vez mais e mais, que nenhum des-governo, nenhum político corrupto, nenhum ministro ou secretário inépto, nenhuma burocracia burra ou sistema falido de gestão do ensino público poderá deter a mim e a meus alunos. Sim, nós sempre venceremos no final!
 
Alckmin e Voorwald reprovados no concurso PEB II PDF Imprimir E-mail
concursopebiiA Educação paulista parecia que estava estagnada à beira do abismo, quando então, há cerca de duas décadas, os tucanos chegaram ao poder e disseram: "Vamos lá, chegou a competência e o preparo, todos um passo à frente"! E cá estamos agora, todos no fundo do poço.

Esse último concurso público para professores do ensino básico paulista, PEB II, só não é uma enorme piada porque não dá para rir de desgraça de tamanha investidura, incompetência e despreparo. A começar pela pretensão de efetivar 59 mil "novos" professores na rede, como se houvesse tal número de "novos" professores no mercado disponíveis e desejosos por trabalhar em uma das redes mais desestruturadas e mal geridas do país.
Leia mais...
 
Primeira rodada de provas resolvidas e comentadas PDF Imprimir E-mail

aplausosOlá pequeninos!

Já estão disponíveis na Biblioteca Digital as resoluções comentadas da primeira rodade de provas do 1A, 3A, 3B, 3C e 3D. Confiram lá se foram bem ou ótimos e aproveitem para usar essa prova como preparação para a próxima (veja na Agenda Escolar as datas da próxima prova).

Aproveito para parabenizar a todos pelo empenho na resolução das provas. Gostei de ver todos lutando até o final e não sinto nenhuma saudade do tempo em que via alguns de vocês "desistindo" e entregando provas com poucas questões resolvidas. Agora sim! Senti firmeza, vi atitude e garra. Desse jeito vocês irão longe!

(*) Em tempo: dia 15/11 é feriado, certo? Então o pessoal da sexta-feira terá um descanso extra, mas o pessoal da quinta-feira tem aula normal, ok? Aproveitem o feriadão para dar mais uma estudada para as próximas provas. Lembrem que agora falta pouco, não é hora de fazer corpo mole.

Boa semana para todos!

 
O Grandão e o pequenino PDF Imprimir E-mail

Grande e Pequeno

Olá baixinhos!

 

Nesses últimos dias estamos tratando de dois temas aparentemente bem diferentes no primeiro e nos terceiros anos: a Cosmologia (que estuda o Tudo) e a Física das Partículas Elementares (que estuda as menores partes da matéria). Apesar de parecerem bem distintos, eles representam uma coisa só: nosso conhecimento a cerca da Natureza.

Para facilitar a vida de vocês eu  estou disponibilizando aqui mesmo no site os filmes que estou usando e os materiais didáticos de consulta utilizados também em aula. Clique no "Leia mais" e confira!

Leia mais...
 
Resolução da 2ª avaliação e notas da 1ª PDF Imprimir E-mail

provascorrigidasOlá baixinhos!

Já estão publicadas as resoluções da 2ª avaliação escrita (do tipo "prova") e as notas da 1ª avaliação. Também estão atualizadas as planilhas de frequência, atividades e médias bimestrais parciais.

Verifique a correção da segunda prova na Biblioteca Digital e as notas na planilha de controle de avaliações (seção "Aluno").

Nessa última semana de setembro faremos o fechamento das notas e os últimos lançamentos. Por isso, verifique se está tudo em ordem e se tiver algo a apontar, discutir ou rever, faça-o nessa semana, antes do fechamento final do bimestre, ok?

Boa semana para todos!

 
Oba! Provas! PDF Imprimir E-mail

Ache o X

Nossa, que delícia, as provas estão chegando!

Semana que vem, dia 29/08, teremos a primeira prova para as classes 1A, 3A e 3B. Como os assuntos são tranquilos, essa é uma boa oportunidade de faturar um bom resultado.

As provas do 3C e do 3D foram transferidas para 06/09 porque na sexta, 24/08, não tivemos aula.

O que já rolou nesse início de semestre você encontra no Diário de Classe online, caso tenha perdido algo.

Ops, não esqueça de trazer as tarefinhas na próxima aula, ok?

 
Segunda rodada de provas - resolvidas e comentadas PDF Imprimir E-mail

provascrrigidas2

Olá pequeninos!

As resoluções comentadas da segunda rodada de provas já estão publicadas na Biblioteca Digital, confira!

Ao longo dessa última semana de novembro serão publicadas as notas das avaliações escritas e será feito o lançamento das últimas tarefas e atividades que serão computadas no cálculo da média bimestral. Acompanhe ao longo da semana e entre em contato se detectar algum problema, ok?

O pessoal do período da manhã que ainda não devolveu o livro didático tem mais uma oportunidade nessa próxima quinta-feira, e o pessoal da noite deve procurar o vice-diretor José Roberto para fazer a entrega. Fique atento!

Boa semana para todos e parabéns pelo empenho nos estudos e nas últimas provas!

 
ENEM (Exame Nacional Esdrúxulo e Malfeito) PDF Imprimir E-mail

Quando o ENEM se torna apenas uma porcaria de vestibular mal feito... #ENEM #Educação

enem2013

Com muita tristeza acabo de verificar as questões de Física do ENEM (Exame Nacional Esdrúxulo e Malfeito). Tristeza porque me recordo muito bem de sua origem, seu propósito e da preocupação que havia inicialmente em se elaborar uma prova razoável, baseada em uma matriz voltada a avaliação de habilidades e competências gerais e, factível para alunos das escolas públicas - as quais se pretendia avaliar e indicar rumos a partir dele. Mas essa filosofia está definitivamente sepultada com essa última prova e a constatação de que o ENEM se tornou apenas mais um vestibular vagabundo.

No que se refere a prova de Física, o ENEM se parece muito com os exames vestibulares ruins de 20 anos atrás, onde a decoreba e a capacidade de escapar das pegadinhas era marca registrada. Some-se a isso o agravante de que as questões se apresentam agora com enunciados muitas vezes duvidosos (e errados mesmo) e com uma contextualização forçada que beira o charlatanismo. Parece todas as "lições" apresentadas nos PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacinais para o Ensino Médio) são desconhecidas ou ignoradas no ENEM atual.

Para uma prova (de Física) que pretendia avaliar o conhecimento de leis, princípios e aplicações dos mesmos a situações cotidianas, onde a capacidade de lidar com problemas realistas e de manipular conceitos sem decoreba ou masturbação matemática era seu objetivo principal, temos agora um monstrengo de 90 questões (15 de Física) onde o aluno deve ser capaz de adivinhar a intenção de quem formulou mal a questão e criou uma contextualização artificial, recorrer a memória para encontrar fórmulas (sim, precisa ser bom de decoreba!), escapar de pegadinhas e, ainda por cima, deve ter uma boa habilidade de operar contas horrendas na base da caneta e do rascunho. E tem que fazer tudo isso em tempo recorde, sob pressão e sujeito ao cansaço de uma prova imensamente longa e feita em ambientes geralmente desconfortáveis (para não dizer insalubres).

Se alguém chegou a pensar que o ENEM acabaria desbancando os cursinhos - tidos como fábricas de profissionais de escapada de pegadinhas, decoradores habilidosos com trucagens musicais etc. e tal, e preparados para suportar provas de vestibulares cruéis - enganou-se redondamente. Daqui para frente, mais do que nunca, será preciso frequentar cursinhos que ensinem decoreba, treinem a resolução de problemas artificiais e como escapar de pegadinhas. Claro, também é importante ensinar para os vestibulandos do ano que vem "como interpretar questões mal elaboradas".

Com o "novo ENEM" ganham todas as faculdades particulares que não precisam mais investir dinheiro produzindo seu próprio vestibular ruim, pois o governo agora faz isso para elas com o dinheiro público. Ganham os cursinhos que treinam "para fazer provas ruins de vestibulares ruins". E, mais uma vez, perde a Educação e a escola pública - esta que definitivamente foi excluída da possibilidade de ter um instrumento de avaliação externa capaz de lhe apontar rumos.


 
Notas do 3º bimestre finalizadas PDF Imprimir E-mail

Notas

Oba, enfim as notas finais saíram!

Você já pode conferir suas notas bimestrais finais na seção Alunos, clicando no item "Médias bimestrais".

Messe menu você também encontra o Diário de Classe online, os controles de frequência, atividades e avaliações e, finalmente, o Diário de Classe e a Agenda escolar. Confira sempre esses registros!

Cinem, pipoca e coca-cola

Também é com grata satisfação, e um certo prejuízo financeiro, que anuncio que nesse bimestre tivemos dois felizes ganhadores de entradas para o cinema com direito a pipoca, coca-cola e acompanhante: Gabriel do 3A e Igor do 3C. Parabéns, meninos, vocês gabaritaram a prova de Física do JC!
E para que o ano termine bem para todo mundo, não custa lembrar que nesse quarto bimetre você tem que ficar especialmente atendo à sua frequência e se esforçar ainda mais para melhorar seus resultados, ok?
Boa semana para todos e um ótimo início de 4º bimestre!

 

 
Resolução das provas da 1ª avaliação PDF Imprimir E-mail

prova_resolvidaOlá pequeninos!

Estão disponíveis na Biblioteca Online as resoluções da primeira avaliação do tipo "prova" do terceiro bimestre.

Como sempre, a resolução proposta é um modelo orientador sobre o qual é feita a correção, mas você não precisa ter "feito igual" para ter acertado a questão completamente ou parcialmente. No entanto, essa resolução também serve como guia de estudos para a próxima avaliação, visto que a maior parte dos temas serão iguais. Então aproveite a oportunidade, baixe essa resolução e use-a para estudar para a próxima prova que, aliás, já está agendada na nossa Agenda Escolar há bastante tempo.

As correções dessas provas e as notas correspondentes só estarão disponíveis no final do bimestre, mas acompanhando a resolução da prova você já poderá inferir se seu resultado foi bom, muito bom ou excelente.

Boa semana e bons estudos para todos.

 
Reinício preguiçoso, não? PDF Imprimir E-mail

Preguiça

Olá baixinhos!

Como já dizia o poeta, "tudo vale a pena se a alma não é pequena" (Fernando Pessoa). Então, apesar do retorno conturbado das férias, com reinício das aulas bem em uma quinta-feira e, na sequência, reuniões com pais, excursões e outros "incidentes", as coisas começam a voltar a normalidade nessa terceira semana. Portanto, "larga o osso e vem pra escola!".

Em todo caso, não custa nada relembrar os baixinhos que andaram faltando nas últimas aulas que agora é preciso, ainda mais, tomar cuidado com as faltas. Já temos muitos alunos que faltaram em 25% das aulas de Física do bimestre e não podem mais faltar.

Quem faltou na reunião de pais e também não pegou seu boletim na SEE, pode consultar sua nota de Física aqui no site, como sempre, e já pode acompanhar suas notas do terceiro bimestre (as planilhas funcionam em tempo real, lembra?).

Para essa TERCEIRA semana espero que todos compareçam e tragam seu material de estudo pois, afinal, um dia as férias têm que acabar, não é?

Para acompanhar o andamento das aulas, verifique sempre o Diário de Classe online.

Boa semana para todos!

 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Página 7 de 18

Eu uso

Joomla! - Content Management System
Firefox 3 - Navegador de gente grande
Moodle - Learning Management System
CmapTools - Knowledge Modelling Kit
Snap Shots - Site preview
Google - Ferramentas web 2.0
Gallery 2 - open source web based photo album organizer
Blogger - Servidor de blogs
googledocs
logo-twitter
wordpress-logo
facebook
orkut_logo

Enquete

O Cantinho do prof. JC foi todo reformulado. Na sua opinião:
 

bottom
top

Últimas Notícias

Novidades (Alunos)

Novidades (Geral)

Mais consultados


bottom

Usando o CMS Joomla!Joomla! com o tema "Colorful World" adaptado por Prof. JC. XHTMLXHTML e CSSCSS válidos.